Farkasvölgyi comemora o Dia Mundial do Urbanismo
Nesta semana, comemora-se o Dia Mundial do Urbanismo. A data propõe reflexões sobre sustentabilidade, planejamento e habitação, entre outros temas ligados às soluções urbanísticas que buscam melhorar a cidade e qualidade de vida de seus moradores.
Nos projetos da Farkasvölgyi, esses temas estão sempre na pauta do dia, além de, é claro, a preocupação constante com funcionalidade, criatividade e atenção aos detalhes. Um exemplo é o Edifício Barbacena, que conquistou o XI Prêmio de Arquitetura e o International Property Awards, concebido em parceria com a Patrimar. O prédio se destaca pela forma e materiais aplicados. Com o terreno triangular – cercado por três vias – era necessária uma conexão entre os lados, o que possibilitou que cada um dos vértices fosse caracterizado por uma praça, que ressaltam a exuberância da vegetação local. A forma circular do edifício permitiu uma grande praça central, instalada na parte côncava, que se transforma em um espaço de contemplação do entorno.
Além disso, a comemoração mundial do dia do Urbanismo é um momento para pensar a contribuição do trabalho do arquiteto para a coletividade. Segundo Bernardo Farkasvölgyi, diretor do escritório, o diferencial da FKVG está em incitar seus arquitetos a pensar no espaço em prol do coletivo, ou seja, o objeto não deve ser idealizado de forma isolada. “É preciso ir além: que o projeto esteja bem inserido no contexto, que dialogue com a cidade e que, principalmente, seja pensado e repensado do ponto de vista do observador que transita pelas ruas”, afirma.