EDUCAÇÃO E ARQUITETURA: CONHEÇA A ANTIGA SEDE DA FACULDADE PITÁGORAS

Hoje, 28 de abril, é Dia Nacional da Educação e diz-se que uma educação ruim gera bons telespectadores, péssimos eleitores e muitos candidatos, mas ainda há quem lute por uma educação séria e de qualidade para nosso país. A Farkasvölgyi Arquitetura parabeniza a todos aqueles que atuam na construção de um novo panorama para a educação brasileira.

Aproveitando a data em questão apresentamos um de nossos projetos voltados à área educacional: a sede do Pré-vestibular Pitágoras, criado na década de 90, na região central de Belo Horizonte que, posteriormente tornou-se sede da Faculdade Pitágoras.

Recentemente o projeto foi destaque na Galeria da Arquitetura, para conferir mais informações e fotos, acesse:A sede do Pitágoras já indicava um diferencial que faria parte da essência de todos os projetos da Farkasvölgyi Arquitetura nas próximas décadas: inovação e investimento em tecnologia. É destaque no projeto, os aspectos como automação, design e um excelente aproveitamento dos espaços, de modo a atender com qualidade, a todos os alunos e funcionários da instituição (tanto daquela época, quanto nos dias atuais, em que o espaço abriga outra instituição de ensino também do Grupo Kroton Educacional).

Para a concepção do projeto de arquitetura havia o desafio de criar espaços adequados para 7000 alunos numa área reduzida, de aproveitamento condicionado pela legislação municipal. A escolha correta do partido resultou numa proposta simples e funcional de distribuição de espaços e na opção por volumes e cores expressivas na fachada, como elementos de contraste com o tipo de ocupação existente nas áreas vizinhas.

As vedações, em vidro azul refletivo, são emolduradas pelas esquadrias, compondo formas geométricas, em conjunto com os arcos azuis de policarbonato das coberturas. Um volume cilíndrico central, com revestimento de cerâmica vermelha que abriga as escadas, completa o jogo de formas e cores. A estrutura de alumínio adonisado na cor natural é do tipo grid, em que a marcação de montantes horizontais e verticais sugere uma grade de contornos simétricos suaves.

A edificação ganhou lajes mistas, também conhecidas como steel deck. As lajes são compostas por uma telha de aço galvanizado e uma camada de concreto. A versatilidade, a relação entre custo e benefício e, principalmente, a simplicidade e a velocidade obtida no canteiro de obras foram importantes para a adesão do produto que foi amplamente difundido no Brasil na década de 70.